serviços

Revisão de textos em língua portuguesa

Revisão de textos

A revisão de textos tem um objetivo geral: garantir que o texto esteja coerente, coeso, bem-escrito e adequado ao seu público-alvo. Nesse sentido, pelo processo de revisão, a escrita é aperfeiçoada, e os problemas gramaticais e de coerência/coesão são corrigidos pelo revisor, que busca, assim, manter o estilo de quem produziu o texto.

O trabalho é realizado por laudas, isto é, um padrão de número de caracteres com espaços para que imagens, fonte, tamanho de fonte, espaçamento e outros elementos de formatação não interfiram no orçamento. Aliás, o formato de lauda com o qual trabalhamos corresponde a 1400 caracteres com espaços.

Durante o processo de revisão, as alterações são feitas com a ferramenta “Revisão” do Word ativada, para que o autor possa acompanhar todas as modificações feitas no arquivo. Além disso, comentários são deixados ao longo do texto com sugestões, dúvidas e possibilidades de reescrita para tornar o texto mais fluido. Com certeza vale ressaltar que a opção por aceitar ou não as sugestões será sempre do autor.

Além do arquivo com todas as modificações visíveis, também é enviado ao contratante um arquivo sem as marcas de alterações, pronto para impressão.

A revisão consiste em:

  • Correção de erros ortográficos e gramaticais (pontuação, acentuação, pronomes, regência, concordância verbal e nominal…);
  • Aperfeiçoamento de escrita: eliminar ambiguidades e repetições, otimizar o vocabulário e a linguagem, corrigir frases com sentido incompleto, antecipar possíveis problemas que seriam encontrados pelo leitor;
  • Sugestões de acréscimos, exclusões ou inversões de trechos.

A revisão, sem dúvida, é uma etapa necessária para o bom desenvolvimento de um texto, mas não há como afirmar que o processo de revisão findará as possibilidades de torná-lo ainda melhor. O trabalho é feito em diálogo com o autor e de forma atenta, visando sempre ao melhor resultado possível.

Formatação de trabalhos acadêmicos

Revisão de textos

Margens, referências, alinhamentos, padronização, notas de rodapé… Com certeza são muitos os aspectos que exigem atenção durante a produção de um trabalho acadêmico. Por isso mesmo, nem todo mundo conhece as normas de formatação, seja as da ABNT ou as específicas de cada instituição de ensino. Ainda, as ferramentas do Word, às vezes, podem dificultar a vida de quem não está acostumado a lidar com elas.

Se esse for o seu caso, você pode deixar de lado a preocupação com a adequação do seu trabalho às normas necessárias. Afinal, nós formatamos TCCs, artigos, dissertações, teses, projetos e outros trabalhos acadêmicos de acordo com a ABNT ou com o manual de padronização da instituição de ensino/revista. Tanto os aspectos textuais quanto os pré e pós-textuais fazem parte deste serviço, de acordo com a sua necessidade.

 Além do arquivo com todas as modificações visíveis, também é enviado ao contratante um arquivo sem as marcas de alterações, pronto para impressão.

Aperfeiçoamento de escrita

Revisão de textos

Por vezes, o processo de revisão precisa ser aprofundado. Quando o texto, de forma geral, precisa ser reestruturado para ficar bem-escrito e transmitir de forma eficaz a mensagem ao leitor, sugerimos o aperfeiçoamento de escrita.

Mas no que consiste o aperfeiçoamento de escrita?

Este serviço é quase uma reescrita do texto. Assim, a linguagem é adaptada, construções frasais são refeitas e, se necessário, a sequência do conteúdo pode ser alterada. Em resumo, o objetivo deste serviço é adequar o texto ao seu canal de circulação, assim como ao seu público-alvo, nos casos em que as informações são pertinentes, mas o formato do texto e a escrita não enaltecem o trabalho.

Alguns profissionais, por terem dificuldade em expor suas ideias, deixam de produzir materiais relevantes ou produzem, mas não alcançam suas metas. Então, nosso objetivo é justamente auxiliar nesse processo: seu conteúdo pode ser muito mais valorizado com a escrita aperfeiçoada.