Primeiro eu queria dizer que a proposta do Ventura me encantou desde o início. Eu já tinha assistido a uma aula sua no curso do Diego e AMEI como você fala sobre língua portuguesa, palavras, comunicação… Aí fui conhecer o seu instagram e, Marilia, você tem uma forma de falar sobre a comunicação com tanta leveza e delicadeza… você traz ideias diferentes… Ou melhor, você diz o óbvio que ninguém diz, mas com frescor, simplicidade e delicadeza.
Sobre o curso em si, terminamos o Ventura em outubro, seis meses já, e várias coisas que você mencionou nas aulas ficam voltando na minha cabeça. Estive lendo minhas anotações do Ventura buscando pontos específicos porque quero voltar nas aulas e revisitar algumas dessas ideias.
O Ventura me ajudou a dar um passo pra atrás e olhar de longe, com calma e entender que tem relações que é melhor, simplesmente, encerrar. Por outro lado, eu era mais reativa em relacionamentos mais íntimos. Nesses, aprendi a dar um passo para trás, e tentar entender o que me incomoda, se isso é tão sério que preciso reclamar, se não posso resolver sozinha e como comunicar o que sinto sem atacar.
Com os clientes e alunos, o Ventura me ajudou, desde as primeiras aulas, a me comunicar com mais clareza. Eu perdia tanto tempo pensando e escrevendo mensagens e emails… O Ventura me ajudou a padronizar minha comunicação, mas também a entender como me comunicar melhor com cada cliente.
É um curso pra ver e rever, Marilia, e estou amadurecendo alguns aprendizados do Ventura, pronta para revisitá-los.