Minha busca sempre foi por oferecer um atendimento que ultrapassa a linha entre o “bom” e o “incrível”. Então, comecei a estudar e a desenvolver uma estrutura cuidadosamente pensada para isso! Transformei em um conteúdo completíssimo para você aplicar com seus clientes! 👇
Por que investir em um atendimento premium pelo WhatsApp
Atender de forma premium significa elevar o nível do que já era bom.
Depois de padronizar uma estratégia de atendimento centrada na experiência do cliente e no posicionamento de marca, a missão é, sem dúvida, otimizar o processo para maximizar resultados.
Assim, o atendimento premium é a união de vários fatores de destaque. Ou seja, não basta aplicar alguns dos critérios, é preciso trabalhar com TODOS juntos.
E por que se dedicar a um atendimento premium?
Cativa clientes ✔
Encanta clientes ✔
Acolhe clientes ✔
Facilita a vida dos clientes ✔
Surpreende clientes ✔
FIDELIZA clientes! ✔
Conheça os 9 critérios e comece a aplicar ainda hoje
1. A tríade da primeira impressão perfeita
Para ter um atendimento premium, é preciso estar de olho nos detalhes. Por exemplo, na primeira impressão do cliente! Só temos uma chance de causar uma boa primeira impressão. Por isso, capriche nestes três aspectos:
a) Respostas rápidas.
b) Organização estética.
c) Gentileza e resolutividade.
2. Mensagens coerentes com a voz da marca
O público precisa sentir nas palavras a vibe, o perfil e os valores da marca, isto é, ter uma marca consolidada e conseguir comunicar ao cliente.
Um dos pontos essenciais de conexão é a identificação. Sem dúvida, com valores consistentes e bem comunicados nas mensagens, você atrairá o perfil ideal de cliente para seu negócio.
Leia mais: Atendimento pelo WhatsApp, o canal de contato preferido dos clientes
3. Escrita cuidadosa e português adequado
Não é para se tornar uma gramática humana!
O atendimento pede atenção e profissionalismo na escrita, e isso não significa escrever 100% formalmente. Assim, adapte-se ao contexto caprichando na forma como digita cada mensagem, pois cada uma delas conta.
4. Uso assertivo de emojis e destaques textuais
Emojis são ferramentas poderosas, afinal, eles passam emoções, fator essencial quando falamos em atendimento.
Nesse sentido, é preciso ter bom senso, ou seja, não exagerar nem deixar de usar.
Ah! Padronize emojis que tenham a ver com a marca e fortaleça o posicionamento, então, você subirá um ponto extra no quesito “marca”.
Assim como negrito e itálico, os emojis também servem para organizar mensagens. Então, aposte nisso!
5. Envio adequado de mídias e áudios
Para mostrar profissionalismo, pergunte ao cliente se você pode enviar áudio, a menos que ele já tenha enviado antes.
Enviar fotos sem terem sido solicitadas, a saber, pode ser deselegante e invasivo, viu?
6. Otimização do tempo do cliente
O primeiro passo da otimização para um atendimento premium é dar respostas completas.
Aliás, antecipe o que o cliente pode perguntar é uma estratégia excelente de comunicação.
Ainda nesse sentido, na hora de fazer perguntas, envie-as em blocos únicos!
Por outro lado, se for demorar para responder, avise o cliente!
7. Proximidade, sim; intimidade, não
Manter proximidade com os clientes é, com efeito, deixá-los confortáveis para falar e perguntar o que for preciso, agindo de forma simpática. Porém agir com intimidade é chamar por apelidos, dar opiniões não solicitadas e fazer piadas sem abertura para isso.
Então, por mais que a linha seja tênue, mantenha-se sempre ao lado da proximidade!
8. Ultrapersonalização
Ultrapersonalizar um atendimento é muito mais do que chamar o cliente pelo nome.
Para clientes novos, a observação e as perguntas vão ajudar você a personalizar o atendimento. Além disso, para clientes recorrentes, o histórico das compras é o trunfo: assim, use os dados a seu favor!
Seu atendimento deve se adaptar ao cliente. Mencione histórias, compras, gostos, lembranças de atendimentos prévios e afins, além de antecipar possíveis desejos ou necessidades do cliente.
9. Testes, análise e investimento em potencialização
Variar as formas de abordagem mantém a criatividade alta. Além disso, oferece mais chance de acertos. Afinal, sem testes, não há como medir pontos fortes e fracos.
Para acelerar resultados, invista em treinamento, pois é isso que separa o bom atendimento de um atendimento premium.