Já dizia Kate Zabriskie: “Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se recordam do preço“. Além disso, no canal de contato preferido dos clientes na atualidade, toda a comunicação fica registrada. Assim, o atendimento pelo WhatsApp se tornou essencial para captar e fidelizar clientes.
Afinal, ninguém se torna fiel a uma empresa que não oferece nada além de um serviço/produto que qualquer concorrente ofereceria. Seu cliente, daqui a um tempo, não vai se lembrar do preço que pagou. Vai se lembrar do que sentiu quando foi atendido por você. Dinheiro se perde, se ganha, se investe e se recupera facilmente. Mas experiências são únicas e raras. Então, valor delas é bem mais relevante que o seu preço.
Dessa forma, para oferecer uma experiência agradável e leve através do atendimento pelo WhatsApp, preocupe-se em:
- Ajudar, e não só vender.
- Ser gentil, e não só útil.
- Ser interessado e prestativo.
Sete dicas para melhorar seu atendimento pelo WhatsApp 📲
Não escreva em letras maiúsculas
As letras maiúsculas podem ser usadas para destacar uma palavra, por exemplo, mas, em excesso, transmitem agressividade.
Use emojis 💡
No atendimento pelo WhatsApp, não temos o auxílio de recursos como expressão e tom de voz. Felizmente, temos os emojis. Esses ícones podem transmitir simpatia para mensagens que pareciam secas e desinteressadas, como “Ok”.
Não envie mídias sem permissão
Você pode pensar que o uso de áudios, por exemplo, evitaria mal-entendidos. No entanto, só os envie, assim como outras mídias, com permissão dos clientes. Muitos não gostam desse conteúdo e podem achar inconveniente recebê-lo.
Não exagere na intimidade
Usar vocativos como “flor” ou apelidos pode deixar seu cliente desconfortável. Assim, antes de adotá-los, conheça seu público. E que tal abrir espaço para seu cliente se posicionar? Por exemplo, pergunte: “Posso chamar você de Mari?” antes de qualquer coisa.
Padronize a linguagem
Padronizar otimiza processos e constrói a identidade da marca. Portanto, padronize uma comunicação interessada, prestativa e gentil.
Foco na preferência do cliente
Perguntar “Como você vai acertar?” mostra mais interesse no pagamento do que na experiência de compra do cliente. “Qual é a forma de pagamento de sua preferência?” é uma forma mais atenciosa.
Cuidado com o português
Desvios de português chamam a atenção do público negativamente. Capriche no bom uso da língua.
Mas se lembre: gramática é importante, mas gentileza é mais. Não sabe por onde começar a mudar sua comunicação com os clientes ou não tem recursos para melhorar todos os pontos do atendimento de uma só vez? Então, não hesite: priorize sempre a humanização.
O que você ganha investindo no atendimento pelo WhatsApp
Detalhes podem transformar o atendimento ao cliente. Dessa forma, proporcionam resultados: satisfação do público, feedbacks/depoimentos genuínos, fidelização, indicações, novas vendas…
É um ciclo. A última pontinha é o lucro. Antes dele, há vários passos importantes. O relacionamento com o cliente é um deles.
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