Que o Instagram é uma rede social com ênfase em imagens a gente já sabe. Mas será que, por isso, devemos menosprezar o potencial da legenda do Instagram? De forma alguma!
A dificuldade na escrita para as redes sociais é comum, mas não precisa ser um empecilho na sua rotina, muito menos no sucesso das suas publicações. Continue lendo e veja como aperfeiçoar as suas legendas!
Qual é o objetivo da legenda do Instagram?
Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer. Parece uma resposta óbvia, porém exige um pouco de atenção. Veja bem: uma legenda pode ter várias funções. Por exemplo:
- Acrescentar informação ao conteúdo das imagens;
- Comentar a foto;
- Instigar uma ação por parte de quem está lendo (o famoso call to action);
- Divertir o leitor;
- Informar;
- Sem dúvida, pode também vender diretamente.
E por que você precisa saber qual é o seu objetivo? Bom, porque legenda do Instagram também é estratégia. Depois de definir qual é a sua proposta com essa legenda, é hora de realmente escrever (com padronização e criatividade!).
Chame atenção na primeira frase
Isso não é uma regra para a legenda do Instagram, mas é uma forte recomendação. O que o público lê por primeiro é o que define se ele vai consumir o conteúdo inteiro ou não. Assim, capriche no começo, naquele trecho que aparece antes do botãozinho de “ver mais”, sabe?
Falando nisso, é importante comentar que, atualmente, apesar de muitos duvidarem, os textos longos têm atraído boa parte da atenção dos usuários do Instagram. Novamente, digo: não é uma regra, mas produtores de conteúdo têm se dedicado às legendas justamente por trazerem resultados surpreendentes. Com certeza isso vai depender de quem é seu público-alvo e a sua persona. Para não ficar apenas vendendo nas legendas, é interessante que você conte histórias, divirta, promova reflexões, problematize questões, enfim, humanize a sua marca.
As legendas são ótimas ferramentas para abordar o lado emocional e despertar no consumidor o desejo por ter seu produto ou seu serviço. Para que ele leia até o fim, seja criativo logo no começo.
Use emojis e espaçamento de forma adequada
Em terra de comunicação escrita, emojis e espaçamentos são ouro! O nosso leitor não consegue saber qual é o nosso humor no momento, nossa expressão, o tom que demos aos outros textos. Por isso mesmo, os emojis podem ser nossos melhores amigos nessa tarefa de transmitir emoções certas aos leitores. Então, selecione alguns emojis para usar sempre – dessa forma, você padroniza e cria identidade de marca – e use para impulsionar a sua escrita.
Além disso, ninguém se sente confortável em ler blocos longos de texto. Nesse sentido, vale a pena utilizar os espaços entre frases. Você pode utilizar o aplicativo Instaspacer para isso 🙂 Se sua legenda for curta, não há necessidade; contudo, se escrever mais de dois parágrafos, não deixe de utilizar os espaços a seu favor!
Escreva com criatividade. Você iria gostar de ler a legenda do Instagram no lugar do seu público?
Pensar na experiência do leitor é a melhor ferramenta sempre. Não há razão para postar por postar. Assim, experimente se imaginar no lugar de quem vai ler para poder sentir se sua legenda está adequada ou se merece passar por uma reescrita.
Use sua imaginação e procure sempre surpreender positivamente as pessoas. Desperte sentimentos bons, conte histórias, escreva com carinho e sinceridade. Sem dúvida, você terá um conteúdo autêntico, que seja a cara da sua marca e que conquiste a leitura dos seus seguidores. Pra isso, não deixe de pensar em algo que seja realmente útil para quem ler!
Revise a sua legenda!
Não publique uma legenda do Instagram sem passar por uma boa revisão:
- Concordância;
- Letras faltando ou sobrando;
- Pontuação;
- Erros ortográficos;
- Erros de digitação;
- Coerência das frases.
Evite ter que editar suas legendas ou, pior, que seu público veja os deslizes de escrita antes que você. É primordial manter o profissional, e a escrita adequada, livre de equívocos, é um dos principais passos para isso. Então, olhos de águia na hora da revisão!