Você já ouviu falar que precisamos estar longe da montanha para enxergarmos a montanha? Dessa forma, seguindo a lógica, precisamos olhar para a nossa comunicação com cliente “de fora”, como se não fosse nossa, para enxergarmos o todo.
Assim, alguns hábitos na comunicação com cliente, especialmente por WhatsApp e pelas redes sociais, causam uma impressão negativa ao público. Mas você sabe disso, afinal, é consumidor de produtos e serviços e tem suas próprias impressões a respeito de outras marcas, certo? 👥
Então, continue lendo e veja 5 hábitos prejudiciais na comunicação com cliente.
1. Estar interessado em ganhar algo do cliente em vez de oferecer valor a ele.
A prioridade deve ser o benefício que seu público terá com seu produto/serviço, e não o dinheiro que você receberá por isso. Ou seja, em vez de estabelecer uma relação como se você estivesse aproveitando vantagens do cliente, mostre que ele está, sem dúvida, conquistando benefícios com sua marca.
2. Escrever no impulso sem considerar a importância de uma boa reputação de marca.
A reputação da sua marca, seja pessoal ou empresarial, importa MUITO. Não deixe isso de lado enviando mensagens impulsivamente. Pense antes de enviar, isto é, reflita se quer mesmo que a mensagem seja eternizada daquela forma. Afinal, em tempos de prints, textos são eternizados.
3. Demonstrar desinteresse ou falta de tempo para dar atenção a um cliente.
Mais importante que pensar em clientes é pensar em pessoas. Pessoas que precisam ser tratadas com atenção, prestatividade, empatia e TEMPO. Hoje, tempo vale muito;
4. Responder perguntas de forma direta demais, sem desenvolver um diálogo;
E por serem pessoas conversando com pessoas, a comunicação precisa fluir. Dê vida a um diálogo, e não apenas a um ciclo de perguntas e respostas de forma desinteressada.
5. Não caprichar na escrita: ignorar a pontuação ou exagerar no uso, apagar muitas mensagens e não revisar o texto antes de enviar.
O carisma, a estética e o cuidado com seu texto diz muito sobre seu profissionalismo. Antes de enviar cada mensagem ou publicar nas redes, leia seu texto olhando de fora.
Por fim, lembre-se sempre disso: comunicação é feita de hábitos. Cultive os melhores que puder!