Que atire a primeira pedra quem nunca se animou com a comunicação por um tempo, mas, depois que “perdeu o entusiasmo”, deixou-a de lado. Pois é, isso se chama comunicação fogo de palha, isto é, o oposto da comunicação assertiva.
Inconstância é um ponto bem negativo, porque o desequilíbrio na comunicação impede que ela prospere. Por isso, separei 5 dicas que considero importantes para conseguir manter a frequência com a comunicação.
Primeiramente, aqui vai um bônus desde já sobre a sua escrita: seja leve. Esbanje simpatia. Transborde prestatividade. Capriche nas palavras. Com toda a certeza, ninguém resiste a um texto aconchegante e esclarecedor 😉
Planejamento é o primeiro passo
Atenção: planejar não significa que você precisa de ferramentas avançadas. Então, isso significa que você precisa de um papel e uma caneta, de um bloco de notas no celular ou de qualquer forma que seja confortável para você escrever suas ideias.
Planeje: em que plataformas quer estar? Com que frequência quer e deve publicar? Qual é sua linha editorial? Quais são os canais oficiais de comunicação com seus clientes/parceiros? Comece com o que tem e vá incrementando seu planejamento. Assim, você caminha em direção à comunicação assertiva.
Não desista na primeira dificuldade
Eu sei, comunicação assertiva, às vezes, pode parecer difícil. Por isso:
- Se demorar para engajar, continue tentando.
- Se não gostar do conteúdo, reinvente a proposta.
- Peça feedbacks para pessoas próximas.
- Mostre a identidade da sua marca, seja ela pessoal ou profissional.
- Persista até perceber que a sua comunicação está de acordo com seus propósitos e seu perfil.
Seja constante. Comunicação assertiva depende disso
É clássico e real: quem não é visto não é lembrado.
Você precisa manter uma frequência mínima de contato com seu público, seja por mensagens privadas, seja nas redes sociais. Se você começa a se comunicar com assertividade e, de repente, some, todo o seu trabalho anterior é desperdiçado.
Comunicação assertiva funciona como exercício físico: se não for constante, não tem resultado. Mas isso não significa publicar qualquer coisa. Dessa forma, para unir a constância à qualidade, volte para o passo 1 (planejamento).
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Capriche na linguagem. Escreva bem. Isso é comunicação assertiva!
Os outros consomem seus produtos/serviços, mas você também consome produtos/serviços dos outros. Desse modo, isso significa que você sabe como é estar no outro lado da comunicação: como interlocutor em vez de como locutor.
Sabe aquela sensação de ser atendido com qualidade? De ler uma mensagem prestativa, atenciosa e bem-escrita? De ler um post que ensina, diverte ou gera uma boa experiência?
É nisso que você deve pensar ao escrever as mensagens e publicações para seus clientes e parceiros, ou seja, é sinônimo de comunicação assertiva. Aliás, você sabe o que é se comunicar bem, basta praticar para ser eficaz. Por fim, lembre-se disso: a chave está na empatia.
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