POR QUE ESCREVER UM TCC PARECE TÃO DIFÍCIL?

Síndrome da página em branco. Se algum acadêmico nunca passou por isso que atire a primeira pedra! Mas por que cargas d’água escrever um TCC é tão difícil?

A resposta é incerta, mas nosso palpite é de que ela esteja relacionada a 3 “P”: prazos, pressão e prática de escrita (a falta dela, no caso). Quem ama escrever normalmente escreve quando surge a inspiração: viajando, curtindo um dia de chuva, ouvindo música, aproveitando as coisas lindas da vida… Não é o que acontece quando precisamos escrever um TCC. Pelo contrário. O prazo é curto, o que nos impede de esperar a inspiração aparecer. A pressão toma conta, o que parece afastar ainda mais as ideias… E a prática de escrita, ahh, essa faz parte da vida de poucos, pouquíssimos universitários.

Foco, força e fé na escrita do TCC! 

A união desses três fatores resulta em um arquivo aberto no word dia após dia com poucas linhas ou nada escrito ali. Você domina o conteúdo, mas as palavras não aparecem? É hora de mudar essa situação! É hora de escrever seu TCC! #sempressão

ENTENDENDO A LÓGICA POR TRÁS DO TCC

Trabalho de conclusão de curso. Depois de longos anos de estudo e do pacote completo com provas, estágios e sofrimento conquistas, ainda falta a cereja do bolo: o TCC. Por que exatamente precisamos escrever um trabalho desses? Ah, meu caro, essa lista parece pequena, mas ela é recheada de motivos, pode acreditar. Por ora, vamos destacar alguns deles.

Em primeiro lugar, o TCC é para crescimento pessoal e profissional do autor. É claro que o trabalho contribui para o desenvolvimento científico, mas o autor do trabalho cresce imensamente, inclusive pela superação da dificuldade de produzir um material científico. Cada etapa do TCC vai, aos poucos, mudando a visão de quem escreve, mesmo sem ele perceber. E vale lembrar que há muitos degraus a serem praticamente escalados antes da escrita em si.

ACREDITE: VALE A PENA!

Por isso, quando estiver muito difícil, lembre-se de que vale a pena! Além do crescimento pessoal, é por meio do TCC que muitos alunos têm o primeiro contato com a pesquisa científica. É claro que alguns participam de programas de iniciação científica durante a graduação, mas todo o resto só se depara com o universo da pesquisa, da metodologia científica e dos artigos quando encara a produção de um TCC. E essa é a porta de entrada para uma possível carreira acadêmica: o mundo precisa de gente preparada para pesquisar! 

A ciência precisa acontecer. Então, por mais que agora você pense que detesta fazer seu TCC, há chances de um dia você seguir por esse rumo… Mestrado, doutorado, dar aulas em universidades e trabalhar em prol da pesquisa. É uma área e tanto! Se você ficou curioso para saber um pouco mais sobre isso, vai curtir ler este artigo aqui do site Na Prática.org.

Bom, também é preciso dar ênfase ao fato de que a escrita é uma habilidade essencial em qualquer profissão. Você está se formando para entrar ou seguir firme no mercado de trabalho. Não importa qual seja o seu cargo, escrever bem é essencial, é uma das características de todo vendedor de sucesso. Você pode não vender produtos ou serviços, mas venderá a sua imagem, o seu trabalho, a sua ideia. Trate de praticar a sua escrita, porque um texto bem-escrito é um diferencial para qualquer profissional. E texto, aqui, é qualquer texto: até mesmo mensagens de whatsapp, tão em alta hoje no universo profissional, precisam ser pensadas com cuidado e revisadas para que você atinja seu objetivo. Sim, a escrita do seu TCC pode te ajudar a escrever bem até mesmo mensagens de whatsapp!

E COMO CONSEGUIR ESCREVER O TCC?

Vamos começar este tópico com algumas palavras-chave: organização, metas e gaveta. Oi? Gaveta? Sim!

Essas três palavrinhas resolvem a fase mais difícil, a meu ver, da escrita de um TCC, que é começar. De nada adianta você abrir um arquivo e tentar escrever o título, a introdução ou o resumo do TCC sem ter nada produzido. E normalmente os alunos começam literalmente pelo começo. No TCC, a ordem muda!

Por isso, o primeiro passo é se organizar e organizar o trabalho. Você já deve ter uma breve ideia, até por ter discutido a questão com seu orientador, de como vai dividir a estrutura do TCC. Comece por essa parte, para você ter uma visão geral do que será produzido, mesmo que essa divisão passe por alterações ao longo do processo.

Organize seu TCC!

HORA DA SUGESTÃO

Escreva em cada um dos tópicos o que você sabe sobre aquilo e o que gostaria de escrever ali. Por exemplo:

2 COMO FAZER UM TCC

Neste tópico, vou escrever sobre as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos e dar dicas de como produzir o TCC. É importante apresentar uma espécie de passo a passo para facilitar o começo da escrita.

Assim, você vai aliviando o peso de não conseguir escrever nada, porque você consegue visualizar tudo aquilo que está na sua cabeça.

Depois, é preciso colocar metas. Sem uma noção de prazo, estipulado por você mesmo, fica difícil escrever. Procure conversar com seu orientador, mas estabeleça metas suas, que façam a sua organização fluir melhor. Cada pessoa trabalha melhor de um jeito, então, veja se prefere colocar objetivos de produtividade por dia, por semana ou simplesmente seguir um prazo final. O essencial é você ter em mente de forma clara o caminho que você vai percorrer na produção do TCC.

TÁ, MAS E A GAVETA?

Pode parecer estranho à primeira vista, mas todo texto precisa passar pelo período de ficar guardado na gaveta.

Você acaba de escrever um tópico inteiro. Antes de revisá-lo ou de enviá-lo para seu orientador, deixe-o ali, quietinho, “na gaveta”. Comece outra parte do trabalho e, depois, retome o texto anterior. Esse processo de tirar os olhos viciados da escrita pode enriquecer sua produção. Com a mente descansada, você vai observar aspectos que antes não conseguia enxergar. Não se assuste se a cada releitura do seu texto você quiser mudá-lo: essa é outra etapa do processo, e seu orientador poderá te ajudar a decidir o que deve e o que não deve ser refeito.

DICAS SIMPLES, MAS ESSENCIAIS

De forma direta: dê o texto para outra pessoa ler. Leia bons artigos relacionados ao tema. Não pire. Descanse. Mude o foco para depois retomar com mais ânimo. Todo trabalho bem-produzido precisa ser escrito com a cabeça fresca. A pressão existe, mas você pode e deve deixá-la de lado e saber quando é a hora de dar uma pausa.

Depois de todo o trabalho, quanto seu TCC estiver quaaase pronto, não se esqueça de enviá-lo para revisão e formatação de acordo com as normas necessárias aqui.

E pode ter certeza de que não há satisfação maior do que admirar o resultado final: seu TCC pronto e bem-escrito!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *