COMO FUNCIONA A REVISÃO DE TEXTOS?

Trabalho acadêmico, obra literária, documentos, relatórios, posts para sites e blogs, vídeos, cerimoniais, materiais institucionais. São muitos os textos que precisam de revisão textual antes de serem publicados/veiculados, não é?!

Se você tem dúvidas sobre como funciona a revisão de textos, continue lendo este post 😉

O PROCESSO DE REVISÃO

O que exatamente é feito na revisão de textos? São corrigidos apenas aspectos gramaticais? Como o autor sabe o que foi alterado pelo revisor? A revisão é feita por páginas?

Essas são algumas das perguntas mais comuns quando alguém busca revisão de textos. O que é necessário conhecer, primeiramente, são os serviços oferecidos:

  • Revisão de textos
  • Formatação de acordo com as normas solicitadas
  • Aperfeiçoamento de escrita

A revisão de textos engloba a correção de deslizes gramaticais (pontuação, ortografia, concordância, regência verbal/nominal, acentuação, erros de digitação…) e também fatores como repetição de palavras/estruturas frasais, coesão e coerência, ambiguidades e afins. O estilo do autor é mantido sempre que possível, e a escrita é aprimorada de forma que o texto fique objetivo e bem-escrito.

A formatação nas normas é um serviço realizado normalmente junto com a revisão textual. Conforme a necessidade do autor, o trabalho é formatado de forma completa: normas da ABNT, Vancouver, específicas de cada instituição/revista científica e outras.

O aperfeiçoamento de escrita abarca a revisão de textos, mas de forma mais ampla e aprofundada. O texto pode ser reescrito, se necessário, para que fique adequado à linguagem solicitada e ao público-alvo. Se você tem um bom conteúdo, mas dificuldades com a escrita, este serviço é a opção ideal.

Laudas versus páginas: qual é a diferença?

O trabalho de revisão de textos, assim como o de formatação e o de aperfeiçoamento de escrita, é realizado por laudas. A lauda é um número padrão de caracteres com espaços ou toques para que imagens e elementos de formatação não interfiram no orçamento. Nem sempre o número de páginas será equivalente ao número de páginas, já que em cada página há uma quantidade diferente de texto.

O formato de lauda com que trabalhamos é o de 1400 caracteres com espaços. Para saber o valor do serviço, basta dividir o número total de caracteres com espaços do arquivo por 1400 e multiplicar pelo valor da lauda (conforme orçamento).

Controle de alterações: acompanhando o que foi modificado

Durante o processo de revisão, as alterações são feitas com a ferramenta “Revisão” do Word ativada. Assim, o autor pode acompanhar todas as modificações realizadas no arquivo.

Quando necessário, comentários são deixados ao longo do texto com sugestões de reescrita para tornar o texto mais fluido. Ressalta-se que a opção por aceitar ou não as sugestões será sempre do autor, viu?!

Além do arquivo com todas as modificações visíveis, também é enviada ao contratante uma versão do material sem as marcas de alterações.

Passo a passo da revisão

Ficou interessado no trabalho de revisão de textos?!

A primeira etapa, então, é entrar em contato com a revisora, o que você pode fazer por aqui. Nesse momento, você precisa informar o prazo para a entrega do texto revisado e qual é o serviço desejado. Após, basta enviar por e-mail o texto em .doc para receber seu orçamento no mesmo dia 🙂

O valor da revisão depende da quantidade de texto e também das necessidades do material. Por isso, cada arquivo será orçado individualmente. Após enviado o orçamento, é combinado o prazo de entrega, que varia conforme a extensão do texto. Se você precisa com urgência, avise a revisora!

O texto é enviado dentro do prazo combinado após confirmação do pagamento, que pode ser realizado em mãos ou por depósito. Caso haja necessidade, é fornecida declaração de texto sem custo adicional. A retirada do documento com a revisora e o reconhecimento da assinatura no cartório, se houver a exigência, são de responsabilidade do contratante.

É importante ressaltar que a revisão é uma etapa necessária para o bom desenvolvimento de um texto, mas não há como afirmar que o processo findará as possibilidades de torná-lo ainda melhor. O trabalho é feito em diálogo com o autor e de forma atenta, visando sempre ao melhor resultado possível!

Lembre-se: textos revisados profissionalmente são sempre mais valorizados! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *