Lauda: o que é? Saiba a diferença entre lauda e página

Lauda: o que é afinal?

Você solicitou um orçamento para um revisor e recebeu uma resposta em “laudas”. Inicialmente, pensou que fosse sinônimo de páginas. Mas será que é isso mesmo? Hmmm… Não. Uma lauda não representa, necessariamente, uma página. Quer saber o que é, então, uma lauda? Continue lendo este post!

LAUDA VERSUS PÁGINA

Já sabemos que lauda e página não são exatamente a mesma coisa. Mas, na prática, qual é a diferença entre elas? Essa é de fato uma das grandes dúvidas de quem busca revisão de texto. Se meu arquivo está com 100 páginas, como vou descobrir o valor do serviço uma vez que devo calculá-lo por laudas? Bom, parece uma resposta complicada, mas não é.

Pense assim: em um arquivo do word, há vários elementos de formatação (fonte, margens, espaçamento…), além de imagens, anexos e afins. Cada arquivo é formatado de um jeito, mesmo que todos sigam as mesmas normas, como as da ABNT, o que interfere no número de páginas de um arquivo. Por isso, considerar o valor por páginas é injusto, já que em uma página podemos ter um parágrafo de texto ou cinco parágrafos, por exemplo.

A revisão textual considera exclusivamente os caracteres com espaços, isto é, apenas as palavras digitadas, incluindo sinais de pontuação. Por isso, lauda é um padrão de quantidade de texto. Talvez em alguns dicionários você encontre significados distintos do que o apresentado aqui, mas, em uma visão comercial, especialmente na área editorial, este é o sentido comumente adotado.

Ah, a lauda com que a Eu Reviso trabalha é de 1400 caracteres com espaços. Assim, a cada 1400 caracteres com espaços temos uma lauda. Para saber mais detalhes sobre o assunto ou solicitar seu orçamento com a nossa equipe, clique aqui!

O PADRÃO DE LAUDA É O MESMO PARA TODO MUNDO?

Esta é outra pergunta importante. Não, o padrão de lauda não é mesmo para todos os revisores ou todas as editoras. Cada empresa ou freelancer adota um padrão. Os mais conhecidos e utilizados no mercado, hoje, são 1250, 1400, 1800 e 2100 caracteres com espaços.

Alguns sindicatos, como o Sintra, que é o Sindicato Nacional dos Tradutores, indicam a lauda de 1250 caracteres com espaços. Já a lauda de 2100 caracteres com espaços é utilizada normalmente por editoras, sendo conhecida como a “lauda literária”. Enfim, podemos perceber que há bastante variação, e cada profissional acaba adotando aquela que mais lhe agrada por N motivos. O importante é observar se o profissional está mantendo esse padrão no momento de enviar um orçamento.

Uma coisa é certa: no fim das contas, o valor do serviço vai ser proporcional, independentemente do tamanho da lauda. Por isso, fique de olho: o que realmente importa é seguir um padrão, para que o valor seja justo tanto para contratante quanto para contratado.

Leia também: 7 motivos para contratar um revisor de texto

COMO EU DESCUBRO O NÚMERO DE LAUDAS DO MEU ARQUIVO?

Provavelmente, o profissional vai detalhar no orçamento qual é o número de laudas do seu documento. Mas, caso você queira verificar, é muito fácil! Basta abrir o arquivo no Word e seguir o que é feito no gif!

Saiba como descobrir o número de laudas do seu arquivo

Viu só?! É só clicar no cantinho inferior esquerdo, onde diz o número de palavras do arquivo. A caixa de diálogo aberta, como no gif, vai indicar também o número total de caracteres com espaços do documento. Aí é só dividir esse número pelo número de caracteres da lauda em questão. No caso da Eu Reviso, 1400. Assim, você terá o número de laudas do seu arquivo 😉

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre laudas, entre em contato com a gente por aqui ou pelas nossas redes sociais!

4 comentários em “Lauda: o que é? Saiba a diferença entre lauda e página

  1. Marcelo Matos de Souza Junior says:

    Boa Noite!
    Me chamo Marcelo Matos e gostaria de usar do direito de pergunta por você concedido.
    Até o dia 05/12 tenho de enviar dois poemas para o concurso Poetize 2021 e no edital há um artigo que possui a seguinte cláusula: “Cada poema não deve exceder o limite de 02 (duas) laudas no tamanho A4;” e tendo isso em vista eu gostaria de saber se essa diferença apresentada no seu artigo entre lauda e páginas, se aplica nesta regra acima, já que uma folha A4 é do mesmo tamanho que ás páginas do Word. Um dos meus poemas possui 884 palavras, ou seja, uma página e meia, de fonte Arial e tamanho 12, o outro já não é tão grande, portanto, gostaria de saber como devo proceder pra não ser desclassificado por infligir esta regra?

    • Marilia Gasparovic says:

      Oi, Marcelo! É uma pergunta muito boa! Normalmente, consideramos a quantidade de caracteres mais para serviços que envolvem o texto e até mesmo para diagramação. Mas, em geral, concursos assim veem a lauda como uma página de word, uma folha A4 mesmo. Como existem vários formatos de lauda, se não está especificado como quantidade de caracteres, pode ser compreendida como sinônimo de página. Caso você queira confirmar com a organização do evento de alguma forma, é uma garantia a mais, mas eu acredito que seja isso! Te desejo boa sorte no concurso! 😀

  2. Marlene Alves says:

    Olá Marília:
    Venho pór meio desse e-mail, tirar algumas dúvidas contigo?
    Quantas caracteres ,posso usar para concluir uma lauda?
    Estou iniciando minha pós EAD na UNIFESP.
    o professor pediu, entre 1 ,até 3 laudas.
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Boa Noite.

    Se cuida.

    • Marilia Gasparovic says:

      Oi, Marlene!

      Normalmente, em casos de aulas, os professores consideram uma lauda como uma página mesmo. A questão de caracteres é mais direcionada para serviços, quando é preciso cobrar/pagar por um trabalho.

      Mas sugiro que você pergunte para a instituição, se for possível! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *