“EU NÃO SOU BOM EM PORTUGUÊS”: DIGA ADEUS A ESSA IDEIA

"Eu não sou bom em português": desconstrua essa ideia!

Provavelmente, você já disse ou já ouviu alguém dizendo a frase “eu não sou bom em português”, certo? Mas tenho certeza de que, a partir de hoje, você não repetirá essas palavras outra vez! Se você quer saber o porquê, continue lendo este post!

TODOS OS FALANTES DE PORTUGUÊS SÃO BONS EM PORTUGUÊS

Você é bom em português, pode acreditar! É a sua língua materna! 😍

Muitas vezes, o fato de não dominarmos alguns aspectos gramaticais nos faz pensar que não dominamos a nossa própria língua. Não ter decorado todas as regras não faz de você menos falante de língua portuguesa. Você já parou para pensar que se comunica perfeitamente com quem fala a mesma língua que você? 😉 E outra: quem é que fala exatamente de acordo com a gramática normativa? Ninguém, né?! 

Em determinados contextos, precisamos nos atentar a fatores gramaticais por ser o adequado ao momento, como em entrevista de emprego, discurso formal, redação para concursos e vestibulares… Mas isso vem com prática, estudo e amor pelo português. De pouco em pouco, garanto que todo mundo pode cultivá-lo 💜

PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Quando nos deparamos, no dia a dia, com pessoas com baixa escolaridade, por exemplo, não podemos julgar a forma como ela fala, como ela se comunica. Assim como ninguém pode julgar o sotaque, o regionalismo, as características de fala próprias dos falantes de cada região. Se, por ventura, criticarmos ou formos criticados pela nossa maneira de falar, em um contexto adequado a essa maneira, estará acontecendo o que chamamos de preconceito linguístico, algo inadmissível em pleno século XXI.

Desconstrua essa ideia!

Diante disso, uma coisa é certa: o respeito é indispensável em todos os âmbitos da vida. Em relação ao nosso jeito e ao jeito do outro de falar não é diferente! Por isso, tenha em mente que você e todos os falantes de português são bons em português! Quando surgir a necessidade de falar e escrever de forma mais próxima à norma-padrão, basta estudar um pouquinho mais sobre nossa língua. Para isso, você pode contar com materiais online e com professores! 🙂

Exercício para o dia a dia: desconstruir a ideia de que você não é bom em português! 📚 Conheça mais sobre o nosso trabalho pelas nossas redes sociais!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *