Não se comunicar com seu cliente pelas redes sociais e pelo WhatsApp, no contexto atual, é um ponto negativo para sua empresa. Mas pior do que isso é marcar presença na internet cometendo erros que mancham a imagem e a credibilidade da sua marca. Por isso, para ter uma comunicação de resultado, que transmita profissionalismo e conquiste seu público-alvo, é imprescindível caprichar na escrita sem erros! Veja 5 dicas que vão contribuir com o sucesso da sua comunicação.

1 – Linguagem adequada ao público

Bom, cada empresa tem seu próprio público-alvo, certo? Dessa forma, cada empresa precisa ter sua própria linguagem na comunicação também. Para isso, é preciso analisar quem é o seu público: faixa etária, gênero, escolaridade e interesses são algumas das características importantes nessa hora. Então, é necessário adequar sua escrita! Mas uma coisa é certa: para qualquer público, é essencial escrever com cordialidade, simpatia e, claro, acertando na língua portuguesa 😉

2 – Na dúvida, pesquise!

Falamos ali em cima sobre não errar no português durante a comunicação. Não dá para negar que erros de escrita tiram a credibilidade de qualquer empresa, não é? Por isso, o melhor a se fazer é pesquisar antes de escrever alguma palavra ou expressão que gere dúvidas. É muito útil também ter uma tabela com as principais expressões utilizadas para otimizar o seu tempo. Por exemplo: “à vista” tem crase, mas “a prazo” não tem; “superpromoção”, com o novo acordo ortográfico, se escreve sem hífen; “exceção” é com “ç” e não com “ss”. Tá vendo? Você cria seu próprio manual de escrita para facilitar a rotina da sua comunicação!

3 – Evite excesso de abreviações e emojis

Em tempos de redes sociais e WhatsApp, temos a tendência de mergulhar nas gírias, nas abreviações e nos emojis. É claro que devemos estar atentos ao que acontece na internet e usar a nosso favor, mas pecar pelo excesso nesse caso não é uma boa opção! Por isso, saiba equilibrar a linguagem usada nas redes com a linguagem adequada para se comunicar com um cliente. A marca da sua empresa está em jogo!

4 – Revise sempre!

Às vezes, na pressa, fazemos um post nas redes sociais ou enviamos uma mensagem a um cliente sem dar aquela última lida. Não faça isso! É muito comum erros de digitação passarem sem que a gente perceba. Então, seguindo a ideia de que garantir é melhor do que remediar, vale a pena gastar dois minutinhos a mais para conferir se nenhuma letra está faltando ou se o corretor do celular não mudou o que você escreveu. Evite constrangimentos na comunicação com seu público!

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5 – Leia bastante e pratique sua escrita

Não há como negar: a leitura e a prática da escrita são as melhores ferramentas para aprender constantemente. Se você quer aperfeiçoar a comunicação da sua empresa, é preciso sair da zona de conforto e inovar! Busque ideias de conteúdos e textos interessantes, capriche na linguagem e no vocabulário, inspire seu público! Pense: como você, cliente de outras empresas, gostaria de ser tratado quando recebe mensagens? O que ficaria animado em ler nas redes sociais? Partindo disso, fica mais fácil se comunicar de forma eficaz com os seus clientes!

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