Não basta ter WhatsApp, é preciso usá-lo a favor do seu empreendimento para cativar clientes! Então, se você quer conhecer estratégias essenciais para aplicar na rotina e ter sucesso no WhatsApp para Negócios, leia este post e coloque em prática todos os pontos!
Conheça um passo a passo para tirar o melhor das funcionalidades do aplicativo, escrevendo no tom de voz da sua marca e encantando os clientes com um atendimento premium!
1. Configure o WhatsApp para Negócios
O WhatsApp para Negócios (ou WhatsApp Business) conta com ferramentas que facilitam o atendimento a clientes. Por exemplo, com ele é possível automatizar mensagens, criar um catálogo de produtos ou serviços e classificar os contatos com etiquetas. E o mais legal: assim como a versão normal, o WhatsApp para Negócios é gratuito!
Na opção “Configurações da empresa”, você pode inserir informações como: imagens, localização (que direciona para o mapa orientado pelo GPS), horário de atendimento, site e/ou redes sociais e contatos. Uma das funcionalidades mais interessantes, sem dúvida, é o catálogo. Através dele, o cliente pode acessar, sem precisar mandar mensagem, a lista detalhada de produtos ou serviços, com imagem, descrição e valores. Otimizar a vida dos clientes é um dos pontos fortes do WhatsApp para Negócios!
Para transmitir profissionalismo, é necessário usar todas essas ferramentas com capricho. Por exemplo, utilizar nas imagens uma identidade visual atraente e fotos com qualidade, além de inserir textos com português correto, linguagem carismática e clara e informações completas.
2. Padronize a linguagem de marca
Lembre-se de que WhatsApp pessoal é diferente de WhatsApp para Negócios! Cada mensagem deve ser escrita seguindo uma identidade de marca. Portanto, é preciso refletir sobre o tom de voz que sua empresa adotará e padronizá-lo (se precisar de ajuda, conte com a gente!). Isso inclui, por exemplo, desde a forma como você cumprimenta o cliente e se despede dele aos emojis que você costuma usar, sabia?!
Uma linha tênue e delicada está entre o carisma e a intimidade em excesso. O carisma ajuda a criar conexão com o cliente, ainda mais no WhatsApp para Negócios, já a intimidade pode ser invasiva. Simpatia e acolhimento são essenciais, mas sem perder o profissionalismo!
Exemplificando: não chame os clientes por “flor” e “lindona” e, se desejar usar um apelido ou enviar mídias (como áudios e vídeos), pergunte antes se pode. Nenhum vínculo pode ser forçado, com clientes não é diferente!
3. Ultrapersonalize seu atendimento
Não basta falar o nome do cliente no WhatsApp para Negócios. É preciso entender o perfil do cliente, mencionar pontos importantes destacados por ele, não enviar mensagens robotizadas… Uma dica é criar uma planilha de clientes e inserir nela, além do serviço realizado ou produto vendido e do valor cobrado, informações pessoais que possam ter aparecido na conversa. Por exemplo: “Oi, fulano! Há quanto tempo! Como vai sua filha? Ela gostou do presente?”.
Se você não é fã de planilhas, garanto que outras formas de organização também funcionam! A ideia é, de fato, ser prático e eficaz para você!
Além disso, é importante transmitir cuidado e atenção, certo? Embora mensagens automatizadas e padronizadas sejam importantes, é preciso, também, se dedicar às particularidades da conversa. Ou seja, entender as dúvidas e demandas do cliente e responder de forma calorosa, prestativa e clara.
Você certamente sabe o quanto é frustrante fazer uma pergunta e receber uma mensagem até associada à palavra-chave, mas que não responde de fato, não é?! WhatsApp para Negócios é mais do que escrever qualquer mensagem!
4. Organização e estética da mensagem
Ao elaborar mensagens padronizadas e que atendam às dúvidas e demandas mais comuns, você deve se atentar à estética e utilizar os recursos disponíveis para produzir um texto agradável.
Por exemplo, blocos longos de texto provocam incômodo no leitor, e aí entra o espaçamento entre os parágrafos (de preferência, curtos). Trechos grandes em letras maiúsculas também podem parecer agressivos, mas usar essa opção, assim como negritos, para destaques pontuais facilita a comunicação.
Enquanto um bom português transmite profissionalismo, a inserção de emojis humaniza a mensagem e a deixa mais calorosa. Mais uma vez, no entanto, faça uso desse recurso de forma equilibrada: excesso de emojis pode passar amadorismo. Além disso, lembre-se que uma seleção coerente de emojis adotados pela empresa faz parte do tom de voz da marca.
5. Gentileza, resolutividade e proatividade
WhatsApp para Negócios é sinônimo de facilitar a vida do cliente. Use palavras gentis, que apresentem solução em vez de problemas, mostre-se interessado em ajudar…
Somos atendentes primeiro, vendedores depois. Uma comunicação focada em ajudar, em vez de apenas empurrar um produto ou serviço, faz toda a diferença. O WhatsApp se tornou o canal de contato preferido dos clientes, e isso é particularmente importante para negócios que funcionam apenas de forma remota. No entanto, todos sentimos falta do olho no olho, da conexão, e buscamos isso mesmo em trocas de mensagens escritas. Capriche na humanização e na prestatividade.
Como a Eu Reviso poda ajudar você a tirar o melhor do WhatsApp para Negócios e encantar seus clientes?
A Eu Reviso oferece o curso WhatsApp para Empreendedores, que ensina técnicas de comunicação para atender e vender de forma eficaz e não invasiva, conquistando e fidelizando clientes. Abordamos, por exemplo, como escrever de forma profissional e com as palavras ideais para cada contexto e perfil de cliente; como posicionar sua marca como referência em atendimento; e como dizer “não” para clientes e lidar com situações negativas.
Você ainda ganha bônus: script com sugestões de mensagens cativantes; materiais em PDF com análises completas de mensagens reais; e conteúdo sobre negociação e objeções em vendas. E mais: o acesso é vitalício!
Outro serviço que pode transformar sua marca e reposicioná-la no mercado são os treinamentos empresariais. São indicados para empresas que precisam melhorar a qualificação de seus profissionais em aspectos ligados à escrita, revisão, produção de conteúdo e vendas. Também oferecemos treinamentos focados na melhora da relação interpessoal dos funcionários a partir do uso de técnicas de comunicação não violenta (CNV).
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